(Texto escrito pelo poeta para a revista IstoÉ de 14/11/1984)
Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Ah! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas…Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade.
Nasci no rigor do inverno, temperatura:1 grau;
e ainda por cima prematuramente,
o que me deixava meio complexado,
pois achava que não estava pronto.
Até que um dia descobri que alguém tão completo como
Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, introspectivo. Não sei por que sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?
Excusez du peu…
Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese.
Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma),
a dosagem das palavras.
Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante cinco anos.
O poeta tentou por três vezes uma vaga à Academia Brasileira de Letras, mas em nenhuma das ocasiões foi eleito; as razões eleitorais da instituição não lhe permitiram alcançar os vinte votos necessários para ter direito a uma cadeira. Ao ser convidado a candidatar-se uma quarta vez, e mesmo com a promessa de unanimidade em torno de seu nome, o poeta recusou.
" Atrapalha a criatividade. O camarada lá vive sob pressões para dar voto, discurso para celebridades. É pena que a casa fundada por Machado de Assis esteja hoje tão politizada. Só dá ministro."!
Por Mário Quintana.
" Ser rejeitado uma, duas, três vezes, é trágico. Mas ser rejeitado nove, dez, onze vezes, aí já é cômico. E eu não gosto de bancar o palhaço." Por Mário Quintana.
" Se Mário Quintana estivesse na ABL, não mudaria sua vida ou sua obra. Mas não estando lá, é um prejuízo para a própria Academia." Por Luis Fernando Veríssimo.
" Não ter sido um dos imortais da Academia Brasileira de Letras é algo que até mesmo revolta a maioria dos fãs do grande escritor, a meu ver, títulos são apenas títulos, e acredito que o maior de todos os reconhecimentos ele recebeu: o carinho e o amor do povo brasileiro por sua poesia e pelo grande poeta e ser humano que ele foi..." Por Cícero Sandroni.
Não sei o que teria sido de Quintana, se tivesse feito parte da ABL... Se seria melhor, maior como poeta... penso sinceramente que não mesmo, pois são palavras dele 'atrapalha a criatividade'! Perdemos nós.
E o mais lindo nele, entre tanta maravilha escrita, produções lindas, poemas, foi a meu ver,
A NOBREZA DE TER RECUSADO!
Linda postagem, Magnífica e importante homenagem ao poeta conterrâneo de Alegrete, Excelente iniciativa de mostrar o seu templo!
Além de ser meu poeta preferido, desde a faculdade, e, mais ainda como profa. de literatura, eu agradeço essa riqueza de hoje nas suas atmosferas.
Ótimo post. Mario Quintana é ótimo, independente de fazer ou não parte da Academia. Luis F. Veríssimo e Manuel Bandeira tbm são muito bons! O mesmo não consigo dizer de Machado de Assis...(seus escritos não me agradam nem um pouco!) Gostei daqui...volto sempre! Ótima semana! Beijos.
Trouxeste algo maravilhoso para compartilhar e mostrar um pouco mais desse nosso gaúcho maravilhoso a quem pouco dele sabe ou conhece. Muito legal! abração,chica
Salve! Grande ser humano. Como todos os seres humanos grandes, sabia o seu tamanho. Imenso amor e compreensão dos semelhantes sem distinção. Adoro. Obrigada, Hod! Beijos mil, Rê
"Somos presente um do outro", você me disse há bem pouco tempo, em um comntário feliz.
Como numa maravilhosa colcha de retalhos, agradável, bonita, cheia de brilhos e encanto, colorida, viva, vibrante...
É ASSIM QUE VOU TE DESCOBRINDO!!!
Por que quis omitir aquele relato? Tão lindo e tão igualmente importante, Hod.
Muito feliz por me fazer participante dele, visto que não faz parte do tempo (neo) que nos encontramos pela magia dos blogs...
A emoção tomou conta de mim, de verdade, enquanto buscava a página (html não encontrado!) e fui então pela data!
Tenho a dizer-lhe somente isso: você PRECISAVA permanecer por aqui, eu não tenho a menor dúvida disto. Ao menos Deus reservou-me esse presente para que eu pudesse ser também feliz, assim como seus tantos amigos nessa 'blog-esfera'.
Cala-me profundamente tua vida, teu jeito de ser, teus relatos, tua generosidade, teu encanto.
Ainda mais milhões de 'sóis' te dou agora, meu querido! eternos.
*A BELA E O DRAGÃO Mário Quintana As coisas que não têm nome assustam, escravizam-nos, devoram-nos Se a bela faz de ti gato e sapato chama-lhe, por exemplo, A Bela Desdenhosa. E ei-la rotulada, classificada, exorcizada, simples marionete agora, com todos os gestos perfeitamente previsíveis dentro do seu papel de boneca de pau. E no dia em que chamares a um dragão de Joli o dragão te seguirá por toda parte como um cachorrinho*
Halley, Muito bem elaborado teu post,parabéns! a Graciosidade chega ser comovente,deixo-lhe um simples hai kai um tanto sem graça, Quietude – O barulho do pássaro Pisando as folhas secas. Boas energias Mari
Nossa, é simplesmente dantesco esse prédio! Que arquitetura linda, amigo!
Quem me dera um dia poder ter a alegria de conhecê-la, pois o que mais instigou-me não foi apenas o seu exterior, sua bela arquitetura, mas o que deve haver certamente de mais precioso lá dentro, nessas 'atmosféricas culturas' da CCMQ...Que delícia deve ser...
Aproveite mesmo para relembrar aqueles tempos...frequentando-a e absorvendo tudo que tem de bom para se fazer aí. Sem exageros, estou extasiada, Hod... é maravilhosa. Grata por essas informações todas.
Você, com toda certeza, preencheu (pelo menos) um pouco o domingo de todos esses amigos que estiveram aqui. O meu, além de minhas orações habituais, foi inteiramente com você e nosso querido Quintana. Alôha, com Bênçãos, muitas!!!
Mário Quintana, um poeta consagrado e imortal, prá que título quando todos já o conhecem e o admiram...?!
Eu não sou de ler livros de poesias, contudo, essa Casa de Cultura seria um bom lugar para se visitar, explorar... É muito bonita, agradável e deve haver um acervo considerável sobre Mário Quintana, capaz de instruir qualquer leigo sobre a sua vida e obra.
Claro!, eu passaria horas, depois, tomando um café em uma dessas mesinhas, batendo um papo bem gostoso com uma boa companhia... Que delícia, heim...?! Unir o útil ao agradável... Meu amigo, que vontade me deu, agora...!!
Conseguir um lugar naquele antro seria limitá-lo a um título sem o qual ele pôde viver muito bem. Rótulos são rótulos... e ele nunca precisou ser rotulado. Mário Quintana é um dos meus poetas favoritos, admiro-o demais. Fique a ABL para aqueles que dão tanta importância à futilidade dos títulos e se importam muito mais em aparecer do que realmente ser.
Oi Hod "Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz." Perfeito! Pra que ABL? Pra encontrar com Sarney?
O Club não se desfez, não, vou até lá. É que o calor daqui está me deixando em ritmo lento, igual ao daqueles ventiladores de teto de pousada caribenha... Beijos pra vc! (aiaia, que saudade da minha singela rotina!)
Temos um amor em comum e pelo que tenho visto esse é um amor compartilhado por muitos, não conheço quem não saiba um verso, uma frase um poema de Mario. Não é para menos, um mestre na palavra e na mais fina ironia, com um humor que poesia não rima só com dor. beijos
salve, salve hod, meu querido: Não me tire daqui...se vc tirar ..será como cortar um pedaço de mim! Você como todos que estão comigo são parte de minha L'Aura..., só vc mesmo para escrever assim...com tanta profundidade....com tanta sensibilidade e maestria. O meu desabafo tem endereço certo. Você ilumina meu blog....desculpe-me se de alguma forma eu fui grosseira, se fui nada gentil com meus queridos blogueiros/companheiros. Minha imagem aqui, só me honra. Estar num espaço tão cultural somente engrandece.
Você marcou com presença indelével minhas atmosferas, teve uma dúvida, por isso cá estou. A Bênção Celta está lá sim, Gaivota, escrita abaixo da imagem, em forma de poema. Continuo embevecida com a CCMQ...
Hod: Faz pouquíssimo tempo, que voltei a enxergar um pouco melhor, ainda lentes de 20 graus. Os meus olhos são verdes, agora estão negros. Costumo ler com os dedos, mas escrevo com pouca luz sem dificuldade. Bons Sonhos* Beijos, Rê
Uma belíssima homenagem a um grande homem! Que local mais lindo o que ele nasceu... respirar o ar num lugar assim, inspira o coração! Um abraço carinhoso
Hod, Hod-Halley, Halley-Hod!!! muito esplêndida tua postagem com Mario Quintana, eu penso que ele não foi eleito porque era do Sul, simplório demais, mas tudo bem, nem era necessário mesmo porque Mario Quintana é reconhecido e muito bem reconhecido porque ele soube fazer dele mesmo um nome forte. Quando um nome fica forte, quando uma pessoa é forte, prá que títulos?. amei a foto da CCMQ, tantas vezes já sentei naquelas mesinhas. Grande beijo! Cleo Aloha! Namastê!
Aloha Hod!!! Belissima e Justa homenagem ao Sr. Mário Quintana!!! Continuo com saudades de nossas longas conversa rs. Leonina não desisto nunca! Beijinhos
PS: Não entendi o que quis dizer com seu comentário! + Beijinhos
Muito mais que merecido. Mário reflete a alma humana de forma singela, sintetiza os olhares, as emoções à flor da pele, os sorrisos truncados e a espontaneidade dos sentidos. Lindo post! Ótima lmebrança!
Hod,amooooo de paixão Mário Quintana!!! E vc,meu querido,nos presenteou uma verdadeira síntese sobre o que era e será nosso querido poeta. Deu uma vontade danada de andar por esse lugar cheio de lembranças e magias...que vontade de tê-lo conhecido...sentir seu sorriso triste...sentir sua poesia viva em pessoa Miiigo amado,doreiiii: (...)Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão (...) Sábio poeta... E pobre de nós que nos escondemos em simples posts virtuais. As fotos são um espetáculo à parte(aplausos)! Bjs da Cris
Temos que estar cheios para transbordarmos e termos o que passar para os outros. ( ESTER)
Amizade é Fonte que Nunca Seca.
Mari Amorim do Blog brincando com a rima presenteou-me com essa Fonte que jorra inesgotáveis boas energias e derrama sobre nós infinitas bençãos. Beijos carinhosos doce Mari. 28.07.2010.
MOMENTOS...PIETRO..QUE FEZ 01 ANINHO EM 21 DE MAIO.
"Tradução transliterada do PAI NOSSO, a partir do Aramaico""As frases são a transliteração do alfabeto aramaico para o portugues. Cada sinal gráfico do aramaico pode englobar uma palavra um significado, por isso a tradução é diferente da fonética… tente traçar um paralelo com caracteres em chines… quatro ou cinco deles podem representar um parágrafo inteiro em portugues."
Quando uma pessoa pára de ver as maldades e indiferenças no mundo de hoje para olhar as flores e a poesia que está à sua volta, pode acreditar, aí está a beleza de ser humano. Quem dera o olhar do beija-flor, pudesse ser o nosso olhar. O mundo não seria mais o mesmo. Parar no ar, parar com tudo e olhar a delicadeza de cada pétala, a energia vibrante das cores, o detalhe das formas. Sugar o doce néctar da poesia escrita pela própria natureza. Quando alguém ama, ganha asas para ver um mundo diferente, e tem não apenas os olhos, mas a alma flutuando ao lado da flor da pessoa amada.
37 comentários:
Oi, Gaivota.
Não sei o que teria sido de Quintana, se tivesse feito parte da ABL...
Se seria melhor, maior como poeta... penso sinceramente que não mesmo, pois são palavras dele 'atrapalha a criatividade'!
Perdemos nós.
E o mais lindo nele, entre tanta maravilha escrita, produções lindas, poemas, foi a meu ver,
A NOBREZA DE TER RECUSADO!
Linda postagem,
Magnífica e importante homenagem ao poeta conterrâneo de Alegrete,
Excelente iniciativa de mostrar o seu templo!
Além de ser meu poeta preferido, desde a faculdade, e, mais ainda como profa. de literatura, eu agradeço essa riqueza de hoje nas suas atmosferas.
Estou te aplaudindo de pé!
Parabéns.
Mil sóis pra esse ano e sempre, Hod.
Ótimo post.
Mario Quintana é ótimo, independente de fazer ou não parte da Academia.
Luis F. Veríssimo e Manuel Bandeira tbm são muito bons!
O mesmo não consigo dizer de Machado de Assis...(seus escritos não me agradam nem um pouco!)
Gostei daqui...volto sempre!
Ótima semana!
Beijos.
Trouxeste algo maravilhoso para compartilhar e mostrar um pouco mais desse nosso gaúcho maravilhoso a quem pouco dele sabe ou conhece. Muito legal! abração,chica
obrigada por isso Hod...
lindíssima homenagem.
qualidade e delicadeza.
só você mesmo...
beijo enorme
Salve! Grande ser humano. Como todos os seres humanos grandes, sabia o seu tamanho. Imenso amor e compreensão dos semelhantes sem distinção. Adoro.
Obrigada, Hod!
Beijos mil,
Rê
"Somos presente um do outro", você me disse há bem pouco tempo, em um comntário feliz.
Como numa maravilhosa colcha de retalhos, agradável, bonita, cheia de brilhos e encanto, colorida, viva, vibrante...
É ASSIM QUE VOU TE DESCOBRINDO!!!
Por que quis omitir aquele relato? Tão lindo e tão igualmente importante, Hod.
Muito feliz por me fazer participante dele, visto que não faz parte do tempo (neo) que nos encontramos pela magia dos blogs...
A emoção tomou conta de mim, de verdade, enquanto buscava a página (html não encontrado!) e fui então pela data!
Tenho a dizer-lhe somente isso: você PRECISAVA permanecer por aqui, eu não tenho a menor dúvida disto. Ao menos Deus reservou-me esse presente para que eu pudesse ser também feliz, assim como seus tantos amigos nessa 'blog-esfera'.
Cala-me profundamente tua vida, teu jeito de ser, teus relatos, tua generosidade, teu encanto.
Ainda mais milhões de 'sóis' te dou agora, meu querido! eternos.
Alôha!
*A BELA E O DRAGÃO
Mário Quintana
As coisas que não têm nome assustam,
escravizam-nos, devoram-nos
Se a bela faz de ti gato e sapato
chama-lhe, por exemplo,
A Bela Desdenhosa.
E ei-la rotulada,
classificada, exorcizada,
simples marionete agora,
com todos os gestos
perfeitamente previsíveis
dentro do seu papel de boneca de pau.
E no dia em que chamares
a um dragão de Joli
o dragão te seguirá por toda parte
como um cachorrinho*
Beijos, Hod,
Renata
Halley querido!
AMO Quintana, belíssima e merecida homenagem a ele!
Lindo post, parabéns pela incicativa, amigo!
Bjão
Traga-me todas as notícias que quiser, todas!!!
Estou aguardando... essa maravilha de 'Petit Comité'.
Hum...que show de homenagem.
Halley,
Muito bem elaborado teu post,parabéns!
a Graciosidade chega ser comovente,deixo-lhe um simples hai kai um tanto sem graça,
Quietude –
O barulho do pássaro
Pisando as folhas secas.
Boas energias
Mari
Nossa,
é simplesmente dantesco esse prédio! Que arquitetura linda, amigo!
Quem me dera um dia poder ter a alegria de conhecê-la, pois o que mais instigou-me não foi apenas o seu exterior, sua bela arquitetura, mas o que deve haver certamente de mais precioso lá dentro, nessas 'atmosféricas culturas' da CCMQ...Que delícia deve ser...
Aproveite mesmo para relembrar aqueles tempos...frequentando-a e absorvendo tudo que tem de bom para se fazer aí.
Sem exageros, estou extasiada, Hod... é maravilhosa. Grata por essas informações todas.
Você, com toda certeza, preencheu (pelo menos) um pouco o domingo de todos esses amigos que estiveram aqui. O meu, além de minhas orações habituais, foi inteiramente com você e nosso querido Quintana.
Alôha, com
Bênçãos, muitas!!!
Oi Hod,
Mário Quintana, um poeta consagrado e imortal, prá que título quando todos já o conhecem e o admiram...?!
Eu não sou de ler livros de poesias, contudo, essa Casa de Cultura seria um bom lugar para se visitar, explorar... É muito bonita, agradável e deve haver um acervo considerável sobre Mário Quintana, capaz de instruir qualquer leigo sobre a sua vida e obra.
Claro!, eu passaria horas, depois, tomando um café em uma dessas mesinhas, batendo um papo bem gostoso com uma boa companhia... Que delícia, heim...?! Unir o útil ao agradável... Meu amigo, que vontade me deu, agora...!!
Beijos,
Ana Lúcia.
Eu adoro a forma com que você escreve em meu blog sabia...você é muito inteligente.
abraços
de luz e paz.
Hugo
"Não me perguntes onde fica o Alegrete
Segue o rumo do teu próprio coração"...
"Tem o sol como uma brasa que ainda arde
Mergulhado no Rio Ibirapuitã"...
Estou encantada.
"E nos olhos vou levar o encantamento
Desta terra que eu amei com devoção"...
Alegrete, teu nome é Mário de Miranda Quintana.
Conseguir um lugar naquele antro seria limitá-lo a um título sem o qual ele pôde viver muito bem. Rótulos são rótulos... e ele nunca precisou ser rotulado. Mário Quintana é um dos meus poetas favoritos, admiro-o demais.
Fique a ABL para aqueles que dão tanta importância à futilidade dos títulos e se importam muito mais em aparecer do que realmente ser.
Ótima semana pra vc, Hod!
Beijo grande!
Oi Hod
"Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação.
Um poeta satisfeito não satisfaz." Perfeito!
Pra que ABL? Pra encontrar com Sarney?
O Club não se desfez, não, vou até lá. É que o calor daqui está me deixando em ritmo lento, igual ao daqueles ventiladores de teto de pousada caribenha...
Beijos pra vc!
(aiaia, que saudade da minha singela rotina!)
Temos um amor em comum e pelo que tenho visto esse é um amor compartilhado por muitos, não conheço quem não saiba um verso, uma frase um poema de Mario. Não é para menos, um mestre na palavra e na mais fina ironia, com um humor que poesia não rima só com dor.
beijos
Uma linda postagem fizeste.
Parabéns.
Com muito carinho
Sandra
salve, salve hod, meu querido:
Não me tire daqui...se vc tirar ..será como cortar um pedaço de mim!
Você como todos que estão comigo são parte de minha L'Aura..., só vc mesmo para escrever assim...com tanta profundidade....com tanta sensibilidade e maestria.
O meu desabafo tem endereço certo.
Você ilumina meu blog....desculpe-me se de alguma forma eu fui grosseira, se fui nada gentil com meus queridos blogueiros/companheiros.
Minha imagem aqui, só me honra. Estar num espaço tão cultural somente engrandece.
mil bjusssssssss e boa terça feira p ti
Boa noite, meu amigo!!!
Bênçãos a você.
Tinha que voltar...
Você marcou com presença indelével minhas atmosferas, teve uma dúvida, por isso cá estou.
A Bênção Celta está lá sim, Gaivota, escrita abaixo da imagem, em forma de poema.
Continuo embevecida com a CCMQ...
Alôha!
Hod:
Faz pouquíssimo tempo, que voltei a enxergar um pouco melhor, ainda lentes de 20 graus. Os meus olhos são verdes, agora estão negros. Costumo ler com os dedos, mas escrevo com pouca luz sem dificuldade.
Bons Sonhos*
Beijos,
Rê
Lindo post, linda homenagem.
Ele sorri e te agradece.
Lindo HOD.
Namastê!
Aloha!
Uma belíssima homenagem a um grande homem!
Que local mais lindo o que ele nasceu... respirar o ar num lugar assim, inspira o coração!
Um abraço carinhoso
Hod, Hod-Halley, Halley-Hod!!! muito esplêndida tua postagem com Mario Quintana, eu penso que ele não foi eleito porque era do Sul, simplório demais, mas tudo bem, nem era necessário mesmo porque Mario Quintana é reconhecido e muito bem reconhecido porque ele soube fazer dele mesmo um nome forte. Quando um nome fica forte, quando uma pessoa é forte, prá que títulos?. amei a foto da CCMQ, tantas vezes já sentei naquelas mesinhas.
Grande beijo!
Cleo
Aloha!
Namastê!
Quantos e tão belos
Em sonhos meigos risonhos
Se elevam castelos
Obrigada, querido
Beijos
Rê
Aloha Hod!!!
Belissima e Justa homenagem ao Sr. Mário Quintana!!!
Continuo com saudades de nossas longas conversa rs. Leonina não desisto nunca!
Beijinhos
PS: Não entendi o que quis dizer com seu comentário! + Beijinhos
Muito mais que merecido. Mário reflete a alma humana de forma singela, sintetiza os olhares, as emoções à flor da pele, os sorrisos truncados e a espontaneidade dos sentidos. Lindo post! Ótima lmebrança!
Beijos!
...belíssima homenagem a um dos
maiores poetas deste nosso país.
e você é um lindo com esta energia
sem igual.
beijos, e obrigada pelos carinhos
lá em casa.
Oi querido.. você é um doce, gosto muito das homenagens que faz, principalmente ao grande Mario Quintana
bjka
Maravilhoso post amigo...abraços e otima tarde.
...Boa tarde, precioso amigo,
com renovadas bênçãos!
Alôha!
Olá!
Muito obrigada pelo feliz aniversário e lhe desejo um lindo 2010!
Um beijo!
Bia
Maravilhosso este post!!!
Não tinha lido esse texto dele, sobre ele. Obrigada por me proporcionar isso! *-*
E amei sua lista de musicas !!!
Um bjao querido
Hod,amooooo de paixão Mário Quintana!!! E vc,meu querido,nos presenteou uma verdadeira síntese sobre o que era e será nosso querido poeta.
Deu uma vontade danada de andar por esse lugar cheio de lembranças e magias...que vontade de tê-lo conhecido...sentir seu sorriso triste...sentir sua poesia viva em pessoa
Miiigo amado,doreiiii:
(...)Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula
que não fosse uma confissão (...)
Sábio poeta...
E pobre de nós que nos escondemos em simples
posts virtuais.
As fotos são um espetáculo à parte(aplausos)!
Bjs da Cris
Postar um comentário